segunda-feira, dezembro 12, 2011

Natalia Estemirova - Rússia - Caso n.º 4 da Maratona de Cartas 2011

A activista de Direitos Humanos Natalia Estemirova foi raptada e assassinada por homens armados a 15 de Julho de 2009 em Grozny, na Chechénia. O seu corpo foi encontrado algumas horas mais tarde na vizinha República de Ingushetia. Tinha sido baleada à queima-roupa. Natalia Estemirova era professora de História e trabalhava no Memorial Human Rights Center no Cáucaso Norte. Recolheu depoimentos de testemunhas oculares de crimes contra a humanidade cometidos no segundo conflito da Chechénia, tal como o massacre da aldeia de Novye Aldy. Natalia Estemirova trabalhou com a jornalista Anna Politovskaya (assassinada em Outubro de 2006) e ajudou-a a estabelecer contacto com vítimas de violações de Direitos Humanos.
No ambiente cada vez mais repressivo na Chechénia, onde a liberdade dos media e o trabalho de organizações de Direitos Humanos enfrentam sérias ameaças, Natalia Estemirova era uma das poucas pessoas que se atrevia a publicar informação sobre violações de direitos humanos em que oficiais do governo podiam estar envolvidos. Ela comunicou à Amnistia Internacional ameaças feitas pelo Presidente checheno Ramzan Kadyrov contra ela, a sua filha e Anna Politovskaya. No seguimento de uma dessas ameaças em Março de 2008, teve de abandonar o país durante várias semanas.

Em Julho de 2009, Natalia Estemirova falou com os media sobre o desaparecimento forçado de um jovem do hospital onde estava sob guarda policial, bem como sobre um caso separado de uma alegada execução extra-judicial. Existem relatos de que a Provedoria dos Direitos Humanos da República da Chechénia lhe teria comunicado que as suas declarações teriam causado mal-estar nas autoridades chechenas e que se teria posto em risco ao falar com a imprensa. Alguns dias depois, Natalia Estemirova foi assassinada.
Apesar de várias declarações de alto nível, incluindo o Presidente Dmitry Medvedev, de que este crime seria resolvido e os perpetradores levados perante a justiça, ainda não há sinais de que os responsáveis, incluindo os mandatários, sejam levados perante a justiça.

Ajude a fazer pressão para que seja feita justiça. Envie a carta apelo.

Pedimos também que nos informe da sua participação, para o email a.monteiro@amnistia-internacional.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , para podermos apurar os totais mundiais.
Os postais de solidariedade podem ser enviados para o Memorial Human Rights Center e para a família de Natalia Estemirova ao cuidado do Memorial.

Por favor, não envie cartões religiosos.
Para a morada: Memorial Human Rights Center
103051 Malyi Karetnyi pereulok, 12
Moscow
Russian Federation

Sem comentários: