terça-feira, dezembro 06, 2011

Envia um postal de aniversário a Liu Xiaobo - prémio nobel da paz

Liu Xiaobo, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 2010, é um intelectual e académico brilhante, com uma vasta actividade em defesa de reformas políticas e dos direitos humanos na China. Liu é co-autor e primeiro signatário da Carta 08 que, em analogia com a Carta 77 divulgada pela dissidência checa em 1977 (Václav Havel), pretende pressionar os dirigentes chineses para que respeitem os direitos humanos, o estado de direito e a liberdade (de expressão, de associação, de manifestação e religiosa) e que apela à democratização do regime. A Carta 08 foi colocada na Internet na véspera do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em uma semana foi assinada por milhares de chineses.
Liu Xiaobo foi levado de sua casa, pela polícia de Pequim em 8 de Dezembro de 2008 e em 25 de Dezembro de 2009 foi acusado de “incitar à subversão do poder do Estado” e condenado a 11 anos de prisão. Liu declarou-se inocente alegando que apenas estava a exercer a sua liberdade de expressão, a qual está consagrada no Artigo 35 da Constituição Chinesa.
Liu Xiaobo, faz anos em 28 de Dezembro e à semelhança do que aconteceu no ano passado, estamos a pedir que lhes envie este postal de aniversário. Pedimos que enviem os postais (depois de impressos e assinados) para a morada da secção - Avenida Infante Santo, 42, 2º 1350-179 Lisboa - até dia 20 de Dezembro.

Sem comentários: