quinta-feira, dezembro 11, 2008
Portugal disponível para receber detidos de Guantánamo
quarta-feira, dezembro 10, 2008
Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada há 60 anos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 10 de Dezembro de 1948. A comissão que redigiu o documento foi presidida por Eleanor Roosevelt, mulher do antigo Presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, que falecera três anos antes.
terça-feira, dezembro 09, 2008
Tertúlia - Justiça Internacional
O Grupo Local de Aveiro da Amnistia Internacional tem o prazer de convidar novamente tod@s @s Aveirenses para mais uma tertúlia.
Desta vez, comemoramos o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e falaremos sobre Justiça Internacional.
A tertúlia realizar-se-á no próximo dia 11 de Dezembro, quinta-feira, pelas 21h15, no bar do Hotel Moliceiro, e contará com a presença da Dr.ª Carla de Marcelino Gomes, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que nos falará dos seus conhecimentos e experiência em cenários de pós-guerra.
Contamos convosco!
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Maratona de cartas - participa
Todos os anos a Amnistia Internacional celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de Dezembro, com a já mundialmente conhecida Maratona de Cartas.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Escravatura dos tempos modernos
"Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos."
quinta-feira, dezembro 04, 2008
Saúde Aveiro Social
Ao longo destes três dias o público poderá ainda usufruir de um programa lúdico pedagógico e desportivo que integra actividades direccionadas para a infância e juventude e população idosa.Saúde Aveiro Social contará, entre outras actividades, com uma mostra expositiva, onde estarão presentes 78 entidades públicas e privadas das áreas do social e da saúde, de âmbitos nacional, regional e local, com o objectivo de promover o conhecimento e a divulgação das actividades desenvolvidas, junto da população em geral.
quarta-feira, dezembro 03, 2008
Proibição do uso de bombas de fragmentação assinada hoje
terça-feira, dezembro 02, 2008
Declaração Universal dos Direitos Humanos: que idade? Direitos Humanos no Curia Tecnoparque
A moderação do debate caberá ao Prof. Dr. Arsélio Pato de Carvalho, Director do Instituto de Educação e Cidadania.
A iniciativa decorre na tarde do dia 10 de Dezembro, pelas 15h00, no Auditório do Curia Tecnoparque, na Curia, concelho de Anadia.
quinta-feira, novembro 27, 2008
Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte
. Museu da Cidade
. Edifício da Antiga Capitania
. Praça Joaquim Melo Freitas
. Pelourinho de Esgueira
- Concentração na Praça Joaquim Melo Freitas, no dia 30, pelas 18 horas, onde irá decorrer um acto simbólico de iluminação do obelisco de evocação aos mártires da liberdade. Os munícipes são convidados a colocarem uma vela no local, em nome das vítimas de pena de morte.
quarta-feira, novembro 26, 2008
É altura de Acabar com a Violência sobre as Mulheres
terça-feira, novembro 25, 2008
All I want is peace...
sexta-feira, novembro 21, 2008
60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: actividades para escolas
quinta-feira, novembro 20, 2008
Tertúlia: Direitos Humanos e o Ambiente
quarta-feira, setembro 24, 2008
Tertúlia - Os Direitos Humanos pelos olhos de uma Jornalista
quarta-feira, setembro 17, 2008
A não perder!!!
quinta-feira, junho 19, 2008
Três mil mulheres são vítimas de tráfico humano na Suíça
quarta-feira, junho 18, 2008
"Directiva de Retorno" aprovada pelo parlamento Europeu
Parlamento Europeu pode aprovar hoje lei para expulsão de imigrantes ilegais
Das várias provisões problemáticas a directiva da UE sobre a imigração – no ponto em que está – propõe um período de 6 meses de prisão (para pessoas que não cometeram qualquer crime) com o propósito de expulsão e que é prorrogável por mais 12 meses com base em critérios muito vagos (por exemplo, quando o país de origem se recusa a emitir documentos de viagem).
A AI e outras organizações não governamentais estão activamente a fazer pressão para impedir que esta proposta seja adoptada.
A AI não está contra a adopção de padrões comuns, por si só – apoiaria uma directiva que respeitasse os direitos fundamentais dos refugiados no processo de retorno. Contudo, acha inaceitável o presente compromisso entre o Conselho – ie os Governos da UE – e o deputado que lidera este processo no Parlamento Europeu.
Desta forma, a AI apela aos membros do Parlamento Europeu para que não votem a proposta tal como está, e que introduzam alterações substanciais nas seguintes áreas chave:
- A UE deve assegurar que a detenção seja usada apenas em casos excepcionais, sempre por um período de tempo o mais curto possível e que não seja prolongado indefinidamente;
- Como as crianças desacompanhadas são particularmente vulneráveis, a Directiva deveria proibir a detenção de crianças desacompanhadas e assegurar que lhes seja atribuído um representante legal;
- A proposta deveria providenciar condições realistas de forma a encorajar o retorno voluntário;
- A proibição de reentrada, que vigora em toda a UE é inaceitável, uma vez que esta proibição arrisca tornar-se um obstáculo à reunificação familiar e ao acesso aos pedidos de asilo na UE;
- A presente formulação no que diz respeito a "situações de emergência" está definida de uma forma muito vaga e não deveria ser aceite.
Violência contra as mulheres baixou nos últimos 12 anos
segunda-feira, junho 16, 2008
Observatório das Desigualdades
Kevin Foster defende que cooperação e altruísmo são parte integrante da evolução das espécies
quinta-feira, junho 12, 2008
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – 12 de Junho
quarta-feira, junho 11, 2008
Adiada a execução de Mohammad Feda’i
Europa debate tratado sobre violência contra as mulheres
terça-feira, junho 10, 2008
Amnistia Internacional
Um vídeo a não perder (em inglês).
Brasil admite situação de escravatura na cana-de-açúcar
A "confissão" do ministro Carlos Lupi sobre a existência de situações de escravatura no Brasil coincidiu, segundo o jornal, com o anúncio de um recorde de 1 milhão de empregos formais, gerados nos primeiros cinco meses do ano. "
.. in Diário Digital
Guiné Bissau no combate à mutilação genital feminina
A iniciativa, «Acelerar a mudança para o abandono da mutilação», vai durante os próximos três anos promover acções de sensibilização nas regiões de Bafatá, Gabu, Oio e Quinará, principais zonas onde o fenómeno da excisão é ainda bastante acentuado junto das raparigas.
Acção Urgente - execução prevista para 11 de Junho
Envie os seus apelos para:
Leader of the Islamic Republic
ACTUA!
segunda-feira, junho 09, 2008
quarta-feira, junho 04, 2008
Cinema com Direitos Humanos
sexta-feira, maio 30, 2008
Tertúlia sobre violência escolar
Contamos convosco!
quarta-feira, maio 28, 2008
Portugal: Maus tratos policiais e violência doméstica denunciados no relatório da Amnistia Internacional
São só promessas?
terça-feira, maio 27, 2008
O Mundo ao Contrário
segunda-feira, maio 26, 2008
Novo blog sobre Direitos Humanos
Visita-o e participa comentando!
sexta-feira, maio 23, 2008
Mini Feira do Mundo
sexta-feira, maio 16, 2008
terça-feira, maio 13, 2008
Tertúlia: Homofobia
O Grupo Local de Aveiro da Amnistia Internacional tem o prazer de vos convidar para a tertúlia sobre o Dia Internacional contra a Homofobia, que se realizará no próximo dia 14 de Maio, quarta-feira, pelas 21h15, no Hotel Moliceiro, e contará com a presença de um representante da ILGA e uma representante da Ex-Aequo.
Contamos convosco!
terça-feira, abril 29, 2008
CANCELAMENTO - Cinema com Direitos Humanos
segunda-feira, abril 28, 2008
Petição às autoridades chinesas sobre a pena de morte
Tradução:
Cinema com Direitos Humanos
quinta-feira, abril 10, 2008
Dalai Lama apoia realização dos Jogos Olímpicos na China
Os olhos do Mundo vão estar postos na China no próximo Verão. Aos atletas são proibidas afirmações políticas, mas não humanitárias. Aos outros não é proibido nada.
A presença de políticos de todo o Mundo na cerimónia de abertura é uma oportunidade única para passar a mensagem que a atitude perante os direitos humanos do governo chinês é inaceitável e que o Mundo não compactua com as suas actuações.
China recusa entrada de alta comissária da ONU no Tibete
A China continua a perder a batalha da imagem
Simpsons vs Baywatch
terça-feira, abril 08, 2008
Discriminação racial em Portugal: são poucas as condenações
Há poucas condenações por discriminação racial em Portugal
Relatório do Conselho da Europa refere apenas onze participações à polícia entre 2002 e 2004
Os dados não são fáceis de obter, pois os casos de discriminação racial abrangem três esferas de competência e, consequentemente, resultam de três fontes: o Ministério da Justiça, a Inspecção-Geral do Trabalho e o organismo governamental dedicado à imigração (ACIDI).
segunda-feira, abril 07, 2008
Tibete: 11 mil portugueses apelam ao fim da violência
Paris: a chama olímpica apagou-se
[Fotografia do Sol]
Petição internacional - Tibete
Passagem da chama olímpica por Londres acaba com 35 detenções
"Trinta e cinco pessoas foram ontem detidas em Londres por atentado à ordem pública quando a chama olímpica atravessou a capital britânica. A polícia entrou em confrontos com manifestantes pró-Tibete, mas segundo a Scotland Yard não se registaram feridos.Ainda não tinha passado uma hora sobre o percurso da tocha, em parte feito no meio da neve, quando dois manifestantes tentaram apagar a chama com extintores (num deles tinha escrito "extintor de propaganda"), provocando o pânico entre os que assistiam, relata a AFP. Foram rapidamente detidos pela polícia, que durante toda a jornada acompanhou a pé, de bicicleta ou motorizada o percurso. "Este protesto não é contra o povo chinês, mas contra o regime brutal que os lidera", lia-se num comunicado dos manifestantes." Ler mais na edição impressa do Público
quinta-feira, abril 03, 2008
Uma imagem vale mil palavras?
Deixo à imaginação de cada um o porquê de cada soldado chinês ter uma veste de monge tibetano (pronta a vestir?) consigo...
Mais notícias do Tibete em http://www.tibet.net/
segunda-feira, março 31, 2008
Tertúlia: À conversa com Ana Gomes
quarta-feira, março 19, 2008
Ciclo de Cinema
Sendo normalmente apresentado como um problema pouco gravoso em Portugal os dados a que tivemos acesso, dos últimos três anos (2005-2007), demonstram uma realidade preocupante. Em 2007, a PSP e a GNR receberam, em conjunto, 1443 notícias de crime, referentes a 1526 vítimas – 783 crimes com 820 vítimas à PSP e 660 crimes com 706 vítimas à GNR. Isso significa que em média há 4 pessoas por dia vítimas de um crime contra a liberdade e a autodeterminação sexual em Portugal. Dessas vítimas, e nas queixas à PSP e à GNR, 87% eram do sexo feminino. O facto de as vítimas serem maioritariamente mulheres, muitas delas com menos de 16 anos, demonstra que os estereótipos relativos à discriminação por género continuam enraizados no nosso país, com consequências altamente nefastas. Tal como noutras situações, as queixas representarão só uma parcela dos casos reais. Consideram-se como crimes contra a liberdade e a autodeterminação sexual, o crime de violação, de abuso sexual contra crianças, adolescentes e dependentes e outros crimes. O relatório internacional completo, os dados estatísticos internacionais e nacionais estão disponíveis no nosso site.
segunda-feira, março 17, 2008
quinta-feira, março 13, 2008
segunda-feira, março 10, 2008
Dia 10 de Março, dia em que se assinala a revolta do povo tibetano em 1959, contra a ocupação e repressão chinesa, serão realizadas marchas pacíficas e acções de protesto em todo o mundo, exigindo o respeito pelos direitos Humanos no Tibete assim como a libertação dos presos políticos por parte da China, cujo governo pratica uma política de genocídio étnico e cultural no Tibete violando direitos humanos fundamentais.
Em Portugal, a União Budista Portuguesa (UBP) organizou uma Marcha Pacífica de Protesto contra a violação dos direitos humanos no Tibete, iniciativa à qual a Amnistia Internacional (AI) se associou. Esta marcha irá decorrer em Lisboa, no Porto e no Funchal. Na nossa cidade, os representantes destas duas associações, o Núcleo de Estudos do Dharma de Aveiro (UBP) e o Grupo Local de Aveiro da AI não quiseram também deixar esta data passar em branco. Por esta razão convocaram esta conferência de imprensa para relembrar à nossa comunidade as atrocidades que são cometidas no Tibete.
Esperamos por vós.
sexta-feira, março 07, 2008
Dia 16 de Março, pelas 17h30.
quinta-feira, fevereiro 28, 2008
terça-feira, fevereiro 26, 2008
A China é um dos principais exploradores de petróleo no Darfur e também um dos maiores fornecedores de armamento ao regime sudanês.