quinta-feira, abril 10, 2008

Dalai Lama apoia realização dos Jogos Olímpicos na China

"O líder espiritual dos budistas tibetanos, Dalai Lama, afirmou hoje no Japão que apoia a realização dos Jogos Olímpicos na China. "[notícia completa no Público]
A realização dos Jogos Olímpicos em Pequim tem que ser vista a partir de hoje como uma oportunidade. Uma oportunidade de expor ao Mundo a realidade chinesa e, acima de tudo, de abrir as portas do Mundo aos chineses. E este processo está já em curso. Por recomendação do COI, que apelou à existência de acesso livre à internet durante a realização dos Jogos Olímpicos, o governo chinês permitiu há poucos dias o acesso aos sites da BBC e da Wikipédia, duas das mais conhecidas páginas censuradas por Pequim. É certo que apenas as versões em inglês foram abertas, continuando as versões em chinês proibidas e com elas vedado o acesso à maior parte dos 210 milhões de cibernautas chineses. Apesar desta limitação, os chineses deparam-se perante a situação incomum de poder ler relatos da imprensa livre sobre acontecimentos no e sobre o seu próprio país. E esta “liberdade” pode ser um primeiro passo na consciencialização dos chineses sobre os actos criminosos do seu governo criando uma vontade esclarecida de mudança que vem de dentro e não é imposta por terceiros.
Os olhos do Mundo vão estar postos na China no próximo Verão. Aos atletas são proibidas afirmações políticas, mas não humanitárias. Aos outros não é proibido nada.
A presença de políticos de todo o Mundo na cerimónia de abertura é uma oportunidade única para passar a mensagem que a atitude perante os direitos humanos do governo chinês é inaceitável e que o Mundo não compactua com as suas actuações.

Sem comentários: