terça-feira, janeiro 19, 2010

A Amnistia Internacional apelou às Nações Unidas para que ponha em prática medidas de protecção dos Direitos Humanos e dos grupos mais vulneráveis.

A AI saudou os rápidos e corajosos esforços dos funcionários da ONU para a ajuda e desenvolvimento no Haiti e provenientes de outros países para salvar vidas, limpar a devastação e restaurar serviços básicos e as frágeis infra-estruturas do país.

A organização também apela para que seja dispensada especial atenção para assegurar a protecção dos Direitos Humanos, das crianças e de todos os que ficaram órfãos em consequência do terramoto. As raparigas enfrentam um risco acrescido de serem vítimas de violência sexual.

“A actual situação de anarquia vivida no Haiti e a crescente vulnerabilidade de mulheres e crianças, cria o ambiente perfeito para que se realizem abusos dos Direitos Humanos e crimes, como são as violações, que podem passar despercebidas e impunes,” Gerardo Ducos, investigador da Amnistia Internacional para o Haiti. “Proteger grupos vulneráveis da violência sexual é tão importante como proporcionar-lhes ajuda.”

A Amnistia Internacional faz o apelo numa altura em que ascendem a milhares as mortes em consequência do sismo de 7.1 que abalou o país na terça-feira ascendem aos milhares. Muitas pessoas continuam desaparecidas e os sobreviventes esperam a ajuda internacional que lhes dará acesso a água potável, comida e medicamentos.
No rescaldo do desastre, a capacidade de manter a ordem e o respeito pela lei, assegurada por parte da Polícia Nacional do Haiti e do sistema de justiça, estão seriamente comprometidas, uma vez que como a maioria das suas infra-estruturas entraram em colapso e muitos funcionários permanecem desaparecidos
.

A Amnistia Internacional documentou anteriormente níveis chocantes de violência sexual contra mulheres e raparigas por todo o país. “Antes do terramoto, o Haiti não era capaz de proteger os Direitos Humanos e, em particular, das mulheres e raparigas da violência sexual. A menos que sejam tomadas medidas enquanto decorrem os esforços de ajuda humanitária, a situação poderá piorar,” afirmou Gerardo Ducos.

A Amnistia Internacional transmite as suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas e uma mensagem de solidariedade ao povo haitiano.

Sem comentários: