terça-feira, dezembro 01, 2009

Viver Diferente, em Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro encontra-se a comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro) e do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de Dezembro), através da realização da iniciativa Viver Diferente até 9 de Dezembro, em vários espaços da cidade.
A iniciativa Viver Diferente, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com o Governo Civil de Aveiro, o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, a CERCIAV, a APPACDM, a ACAPO, a APTA e os Agrupamentos de Escolas de Aveiro, Esgueira e Eixo, tem como pressupostos sensibilizar e mobilizar a população em geral e todas as entidades para a importância da construção de uma sociedade inclusiva, assente na igualdade de oportunidades, onde sejam reconhecidos os direitos efectivos das pessoas deficientes e/ou com incapacidades de vária ordem.

Comemorando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de Dezembro – e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência – 9 de Dezembro, Viver Diferente contempla a realização de encontros, exposições, apresentação de protocolos, ateliers, tertúlia, entre outras actividades.

Dia 7 Dezembro
  • O Seminário Serviço de Apoio Domiciliário – Que respostas, das 09.00 às 17.00 horas, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
  • Ateliers de Cerâmica, Expressão Plástica e Tecelagem pela APPACDM, e estará patente ao público a Exposição de fotografia digital Ser Diferente em Aveiro na Ludoteca (Praça Joaquim Melo Freitas), que se irão manter no dia seguinte – 8 de Dezembro - e a Exposição de Fotografia Digital prolongar-se-á até 9 de Dezembro.
  • À noite, pelas 21.00 horas, realizar-se-á, no Hotel Moliceiro, a Tertúlia Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho – Sonhos Realizados, numa organização da CERCIAV, Hotel Moliceiro e jornal “O Aveiro”.
Dia 9 de Dezembro

Durante a tarde, terá lugar uma sessão de sensibilização, um torneio de cartas e dominó, jogo tradicional do lançamento da pedra e locomoção com privação sensorial pela ACAPO, no Rossio.

  • Também durante a tarde e no Rossio, será efectuado o Circuito Turístico Acessível, Aveiro, Doce e Salgado.

Sem comentários: