sábado, janeiro 08, 2011

Iniciando o ano novo com boas notícias....

  • Marcelino Nguema e Santiago Asumu, prisioneiros de consciência na Guiné Equatorial

Marcelino Nguema Esono e Santiago Asumu, da Guiné Equatorial, dois casos trabalhados também pelo Grupo Local 19 – Sintra foram libertados no final do ano. Os dois homens, membros da União Popular (UP), um partido da oposição ao regime do Presidente Teodoro Obiang, tinham sido injustamente presos depois de julgados e absolvidos da acusação de “agressão e terrorismo” em Fevereiro de 2009.

  • Bu Dongwei, prisioneiro de consciência na China

Em 2010, mais um prisioneiro foi libertado, desta vez na China. Trata-se de Bu Dongwei, um dos casos trabalhados pelo Co Grupo da China em Portugal, condenado a dois anos de "reeducação através do trabalho" devido às suas crenças religiosas. Bu Dongwei é membro do movimento espiritual Falun Gong, proibido na China por representar uma "ameaça à estabilidade social e política". Este activista foi eleito para figurar entre os casos da Maratona de cartas de 2009. Como resultado do esforço de todos os participantes, Bu Dongwei foi libertado e vive actualmente nos Estados Unidos da América com a sua família.

  • O governo da Serra Leoa lançou uma política de cuidados de saúde gratuitos para grávidas, mulheres lactantes e crianças com menos de 5 anos. Esta decisão histórica remove uma das principais barreiras que mulheres e crianças enfrentam no acesso à saúde no país. A Serra Leoa tem uma das mais altas taxas de mortalidade materna no mundo. Aproximadamente 70% da população vive com menos de um dólar por dia, o que torna impossível o pagamento de cuidados de saúde.

Sem comentários: