quinta-feira, agosto 06, 2009

Peça ao novo Chefe Executivo da Shell para “Limpar” o Delta do Niger

Milhares de pessoas são afectadas pela poluição causada pela extracção de petróleo na região do Delta do Níger, principalmente aqueles que vivem dos recursos naturais, como a pesca e a agricultura.
As implicações em relação aos Direitos Humanos são enormes, pouco pronunciadas e recebem pouca atenção do governo da Nigéria e das companhias petrolíferas. Os problemas estão a crescer dada a falta de informação da população. A poluição que afecta a área do Delta do Níger há décadas destruiu o solo, a água e a qualidade do ar.

As comunidades na região Delta do Níger não têm acesso à informação básica sobre o impacto da indústria petrolífera nas suas vidas.Tanto o Governo da Nigéria, como a Shell (a maior companhia petrolífera a operar na região do Delta do Níger), têm a responsabilidade de realizarem as operações de limpeza e verificarem qual o impacto humano causado pelas industrias de petróleo nessa região.

A Amnistia Internacional está a pedir ao governo da Nigéria e ao recente Chefe Executivo da Shell para que a indústria petrolífera tome medidas e analise o impacto que a poluição causada pelas extracções tem nos direitos das pessoas que habitam nessa região.
Em particular, estamos a pedir ao novo Chefe Executivo da Shell para que, durante os 100 primeiros dias de trabalho, forneça informação sobre o impacto das operações da Shell na Nigéria e que assuma o compromisso público de que irá limpar os centros de operação da empresa na região do Delta do Níger.

Contamos consigo! Basta assinar a petição!

Sem comentários: