terça-feira, março 31, 2009
Será possível?
segunda-feira, março 30, 2009
quarta-feira, março 25, 2009
Desafio à ordem do Tribunal Penal Internacional
2008: 2390 execuções no mundo, 72% na China
sexta-feira, março 20, 2009
quarta-feira, março 18, 2009
Comunidade escolar cigana de Barcelos
A visita do Papa a África..
O Vaticano recomenda a abstinência sexual para se combater a propagação das infecções com HIV e foi essa mesma linha que Bento XVI agora reafirmou no início de uma viagem de uma semana aos Camarões e a Angola.
Várias organizações não governamentais, como a camaronesa Mopcat, um movimento para o maior acesso dos doentes aos tratamentos para a sida, reagiram duramente às declarações de Bento XVI. “O Papa vive no século XXI?”, questionou Alain Fogué, daquele movimento. “As pessoas não vão seguir o que o Papa diz. "Ele vive no céu, mas nós vivemos na Terra”, acrescentou.
Judith Melby, da organização Christian Aid, criticou o Papa considerando que as suas declarações “enviam uma mensagem confusa a África, um continente onde a Igreja Católica é muito importante”. “A nossa posição é a de que a abstinência [defendida por Bento XVI como o meio para impedir a propagação da doença] é uma parte importante do conjunto das medidas, mas a abstinência por si só não vai impedir a transmissão do vírus HIV”, acrescentou.
Já o director executivo do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a tuberculose e o paludismo, Michael Kazatchine, pediu a Bento XVI que “retire as suas declarações”, que considerou “inaceitáveis”.“É uma negação da epidemia. E fazer essas declarações no continente onde vivem 70 por cento das pessoas infectadas pela doença é absolutamente inacreditável”.
1,9 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus do HIV no ano passado na África subsariana onde vivem 22 milhões de seropositivos.
in Público online
terça-feira, março 10, 2009
Visita de José Eduardo dos Santos a Portugal
Ministro dos Negócios Estrangeiros
Dr. Luís Amado
Fax: 213 946 070
Lisboa, 4 de Março de 2009
Excelência,
Na ocorrência da visita do Presidente Angolano José Eduardo dos Santos a Portugal, a Amnistia
Internacional Portugal apela a V. Exa. que aborde alguns temas prementes pelos quais
demonstramos a nossa profunda preocupação.
As nossas preocupações prendem-se com três assuntos que consideramos da maior relevância:
Policiamento – ver nosso relatório “Acima da Lei – Responsabilização da Polícia em Angola” que
publicámos em Setembro de 2007 e relatam várias situações de violação de direitos humanos e
falta de responsabilização destas forças;
- Os desalojamentos forçados;
- O julgamento injusto de Fernando Lelo.
- Constrangimentos às Organizações da Sociedade Civil
(...)
..Assim começa a carta que a Amnistia Internacional Portugal dirige às autoridades portuguesas aquando da visita do líder de um dos países que mais preocupações levanta no que respeita aos DH nos dias de hoje.
Consulte o site www.amnistia-internacional.pt e leia todo o texto.
quarta-feira, março 04, 2009
TPI passa mandado para a captura do Presidente sudanês
Sondagem do Blog do Grupo de Aveiro da AI: a Amnistia deve ou não pronunciar-se sobre o casamento entre homosexuais nesta fase da politica nacional?
Por outro lado... Ciganos, homosexuais, IVG, mutiliação, voos de rendição, ditaduras etc, será que há como não tomar posição? Não é justificado omiti-la só por outros terem também posição.
Será que esta questão não é politica mas sim uma questão de direitos humanos, sobre a qual devemos tomar posição pública, tal como devemos fazê-lo em todas as outras... e desse ponto de vista, bastará ter um enfoque estritamente jurídico (de direitos fundamentais) sem permitir leituras políticas?
Queremos saber a tua opinião!!
segunda-feira, março 02, 2009
Palhaços sem Fronteiras
Cabul, Gaza, Kigali...
“Em alguns casos, quando chegávamos às povoações, estavam à nossa espera empoleiradas nas árvores. Noutros, famílias inteiras fizeram trajectos de várias horas, a pé, para ver a nossa actuação”, contou Júlio Pedrosa numa entrevista ao jornal digital Hoy.
Em Março vão a Montevideu, Uruguai. O programa inclui música, ilusionismo, magia. E a seguir vão a muitos mais sítios.