quinta-feira, novembro 27, 2008

Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte

No próximo Domingo, dia 30 de Novembro, e à semelhança dos anos anteriores, a Comunidade de Sant’Egidio e a Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte, vão promover o evento “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, que pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir definitivamente a Pena de Morte.

É importante frisar que 60 países no mundo continuam a executar pessoas – seja por decapitação, cadeira eléctrica, enforcamento, injecção letal, fuzilamento ou apedrejamento – como forma de as punir pelos crimes alegadamente cometidos (ver lista de países). Algumas delas, acrescente-se, são condenadas no seguimento de julgamentos injustos e, por vezes, sentenciadas à morte por crimes como o adultério ou o roubo.
É por esta continuar a ser uma realidade que neste ano de 2008 se realiza uma vez mais o evento “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, que anualmente lança o desafio às autarquias de todo o mundo para que a 30 de Novembro iluminem simbolicamente um edifício público ou monumento, como forma de oposição à pena de morte.
Aveiro, a nossa cidade também se juntou a esta iniciativa desenvolvendo as seguintes acções:

-Iluminação dos seguintes edifícios, a partir das 18 horas:
. Museu da Cidade
. Edifício da Antiga Capitania
. Praça Joaquim Melo Freitas
. Pelourinho de Esgueira
- Concentração na Praça Joaquim Melo Freitas, no dia 30, pelas 18 horas, onde irá decorrer um acto simbólico de iluminação do obelisco de evocação aos mártires da liberdade. Os munícipes são convidados a colocarem uma vela no local, em nome das vítimas de pena de morte.
Sitio na Internet da CMA http://www.cm-aveiro.pt/

quarta-feira, novembro 26, 2008

É altura de Acabar com a Violência sobre as Mulheres

Assinalou-se no dia 25 de Novembro o Dia da Eliminação de Todas as Formas de Violência sobre as Mulheres e o mundo lembra que, em média, são violadas duas mulheres por hora e que uma em cada três mulheres são, em algum momento da vida e de alguma forma, espancadas, violadas ou abusadas.
Em Portugal, foi tornado público na semana passada que desde Janeiro deste ano já perderam a vida 43 mulheres vítimas de violência de género. Por tudo isto, a violência sobre as mulheres é uma das grandes preocupações da Amnistia Internacional, que desde 2004 desenvolve uma campanha que visa pôr fim a este flagelo.
Consulta a página da Amnistia Internacional Portugal para conhecer a história de Bárbara, Rita e Justine.
Podes também assinar os apelos aqui:

terça-feira, novembro 25, 2008

All I want is peace...

"Where I can get a good life, where I can be free, I will be there. All I want is peace and somewhere to sleep and something to eat..."
Estas são as palavras de Jacquelyn Ingenda Himana, uma refugiada congolesa, que espera perto da fronteira com o Uganda que os funcionários da UNHCR chamem o seu número para que possa sair do Inferno que antes considerava a sua casa...

sexta-feira, novembro 21, 2008

60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: actividades para escolas

A 10 de Dezembro de 2008 assinalam-se os 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Neste dia, inúmeras escolas assinalam a data, relembrando a importância do usufruto dos direitos humanos em todo o mundo.
Para que nenhuma escola deixe de comemorar, neste ano marcado por tão importante acontecimento criámos um kit de actividades para escolas, com sugestões de iniciativas fáceis de implementar e que abrangem diversas faixas etárias. Se é professor ajude-nos a tornar o dia 10 de Dezembro de 2008 num momento muito especial para os Direitos Humanos.
Consulte o kit de actividades.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Tertúlia: Direitos Humanos e o Ambiente

Dia 24 de Novembro, no Hotel Moliceiro, o Prof. Carlos Borrego vai falar de Direitos Humanos e Ambiente.
Aparece! Vem conversar connosco!