terça-feira, abril 29, 2008

CANCELAMENTO - Cinema com Direitos Humanos

Amig@s
por motivos alheios à nossa vontade foi necessário cancelar a projecção do filme "O Pianista" programada para dia 30 de Abril, quarta-feira.
Pedimos desculpa por este facto e esperamos contar com a vossa presença noutras oportunidades.

segunda-feira, abril 28, 2008

Petição às autoridades chinesas sobre a pena de morte

Está a decorrer uma petição dirigida às autoridades chinesas relativa à pena de morte na China. A China tem o recorde de sentenças de pena de morte, que se aplica a 68 tipos diferentes de crimes. Por favor junte-se à AI nesta campanha e assine esta petição.

Tradução:
Uma moratória sobre a pena de morte foi recentemente adoptada nas Nações Unidas. A China estabeleceu uma regra para apresentar a um tribunal superior os casos de pena de morte. Mais passos na direcção certa seriam para a China:- Reduzir o número de crimes sujeitos a pena de morte, com reformas substanciais nos casos de crimes não violentos; - Publicar regularmente estatísticas oficiais do número total de sentenças de morte; - Dar acesso à informação administrativa e processual sobre o caso às famílias e advogados dos sentenciados à morte. Estas medidas deviam se tomadas antes da abertura dos Jogos Olímpicos, de modo a que o legado dos Jogos de Pequim fosse o da melhoria das questões de Direitos Humanos.

Cinema com Direitos Humanos

Dia 30 de Abril, quarta-feira, no Mercado Negro: O Pianista.

ENTRADA LIVRE

quinta-feira, abril 10, 2008

Dalai Lama apoia realização dos Jogos Olímpicos na China

"O líder espiritual dos budistas tibetanos, Dalai Lama, afirmou hoje no Japão que apoia a realização dos Jogos Olímpicos na China. "[notícia completa no Público]
A realização dos Jogos Olímpicos em Pequim tem que ser vista a partir de hoje como uma oportunidade. Uma oportunidade de expor ao Mundo a realidade chinesa e, acima de tudo, de abrir as portas do Mundo aos chineses. E este processo está já em curso. Por recomendação do COI, que apelou à existência de acesso livre à internet durante a realização dos Jogos Olímpicos, o governo chinês permitiu há poucos dias o acesso aos sites da BBC e da Wikipédia, duas das mais conhecidas páginas censuradas por Pequim. É certo que apenas as versões em inglês foram abertas, continuando as versões em chinês proibidas e com elas vedado o acesso à maior parte dos 210 milhões de cibernautas chineses. Apesar desta limitação, os chineses deparam-se perante a situação incomum de poder ler relatos da imprensa livre sobre acontecimentos no e sobre o seu próprio país. E esta “liberdade” pode ser um primeiro passo na consciencialização dos chineses sobre os actos criminosos do seu governo criando uma vontade esclarecida de mudança que vem de dentro e não é imposta por terceiros.
Os olhos do Mundo vão estar postos na China no próximo Verão. Aos atletas são proibidas afirmações políticas, mas não humanitárias. Aos outros não é proibido nada.
A presença de políticos de todo o Mundo na cerimónia de abertura é uma oportunidade única para passar a mensagem que a atitude perante os direitos humanos do governo chinês é inaceitável e que o Mundo não compactua com as suas actuações.

China recusa entrada de alta comissária da ONU no Tibete

Assim se mede a vontade de resolver problemas." A China rejeitou hoje o pedido de Louise Arbour, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos do Homem, de se deslocar ao Tibete, avançou uma fonte da ONU, citada pela AFP.Após as violências de meados de Março, Arbour pediu, no final desse mês, autorização para se deslocar até Lhasa, indicou o seu porta-voz, Rupert Colville. As autoridades chinesas fizeram agora saber que essa visita não será possível neste momento, declarou à AFP a mesma fonte."
[Ler notícia completa no Público]

A China continua a perder a batalha da imagem



"Depois do caos em Londres e Paris foi ontem a vez de São Francisco, a mais chinesa das cidades americanas, protestar contra a repressão no Tibete. À hora do fecho desta edição, o jornal San Francisco Chronicle dizia no seu site que a tocha olímpica foi colocada num carro, em vez de ir passando pelas mãos de vários atletas, ao longo de um percurso de nove quilómetros, que foi alterado. A China continua a perder a batalha da imagem. Sobe a pressão sobre os políticos ocidentais para que boicotem a cerimónia de abertura. "

Simpsons vs Baywatch

"Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie já não vão fazer parte da programação juvenil da Venezuela. De acordo com o jornal El País, o governo de Hugo Chávez ordenou que a mítica série dos Simpsons fosse retirada do canal privado Televen, alegando tratar-se de "uma má influência para os menores". " Ler mais em TVNET



O espaço de antena passará a ser ocupado pela série Baywatch. Muito mais adequada para as crianças, não?

terça-feira, abril 08, 2008

Discriminação racial em Portugal: são poucas as condenações

"São 36 os arguidos que, a partir de hoje, se vão sentar no banco dos réus, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa. São acusados dos crimes de discriminação racial, agressões, sequestros, posse ilegal de armas, distribuição de propaganda nazi, entre muitos outros delitos."

[ler notícia completa no Público]

Há poucas condenações por discriminação racial em Portugal

Relatório do Conselho da Europa refere apenas onze participações à polícia entre 2002 e 2004
Os dados não são fáceis de obter, pois os casos de discriminação racial abrangem três esferas de competência e, consequentemente, resultam de três fontes: o Ministério da Justiça, a Inspecção-Geral do Trabalho e o organismo governamental dedicado à imigração (ACIDI).

[Notícia completa no Público - edição impressa]

segunda-feira, abril 07, 2008

Tibete: 11 mil portugueses apelam ao fim da violência

"O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, recebeu hoje uma petição assinada por cerca de 11 mil pessoas em que se pede a condenação, pelo Parlamento, da violência no Tibete pela China.No final de uma audiência de cerca de 45 minutos, José Cardal, da Casa da Cultura do Tibete, afirmou que Jaime Gama deu "bom acolhimento" à petição organizada nas últimas três semanas, desde que surgiram as notícias sobre a violência das autoridades chineses sobre monges tibetanos. "O principal objectivo é no sentido de a Assembleia condenar fortemente a falta de liberdade religiosa e de direitos humanos no Tibete", explicou."
Ler mais no Público

Paris: a chama olímpica apagou-se

[Fotografia do Sol]


"A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim foi hoje apagada por causa das manifestações pró-Tibete, durante o percurso da chama pela capital francesa, poucos minutos depois de começar o périplo. As autoridades viram-se obrigadas a colocar a tocha no interior de um autocarro."

Ler mais no Público

Petição internacional - Tibete

A petição internacional disponível aqui apela ao governo chinês para que dialogue com o Dalai Lama e ponha fim às violações dos direitos humanos no Tibete. (Lê o texto da petição abaixo).




Petition to Chinese President Hu Jintao:


As citizens around the world, we call on you to show restraint and respect for human rights in your response to the protests in Tibet, and to address the concerns of all Tibetans by opening meaningful dialogue with the Dalai Lama. Only dialogue and reform will bring lasting stability. China's brightest future, and its most positive relationship with the world, lies in harmonious development, dialogue and respect.

Passagem da chama olímpica por Londres acaba com 35 detenções

"Trinta e cinco pessoas foram ontem detidas em Londres por atentado à ordem pública quando a chama olímpica atravessou a capital britânica. A polícia entrou em confrontos com manifestantes pró-Tibete, mas segundo a Scotland Yard não se registaram feridos.Ainda não tinha passado uma hora sobre o percurso da tocha, em parte feito no meio da neve, quando dois manifestantes tentaram apagar a chama com extintores (num deles tinha escrito "extintor de propaganda"), provocando o pânico entre os que assistiam, relata a AFP. Foram rapidamente detidos pela polícia, que durante toda a jornada acompanhou a pé, de bicicleta ou motorizada o percurso. "Este protesto não é contra o povo chinês, mas contra o regime brutal que os lidera", lia-se num comunicado dos manifestantes." Ler mais na edição impressa do Público

quinta-feira, abril 03, 2008

Uma imagem vale mil palavras?

Canada Free Press [21 Março, 2008]

Deixo à imaginação de cada um o porquê de cada soldado chinês ter uma veste de monge tibetano (pronta a vestir?) consigo...

Mais notícias do Tibete em http://www.tibet.net/