segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Apelo Urgente - Tan Zuoren, China

ImageTan Zuoren é um ambientalista, escritor e activista pelos direitos humanos, condenado a 5 anos de prisão por ter tentado divulgar uma lista de crianças mortas sob os escombros das suas escolas durante o terramoto de 12 de Maio de 2008 em Sichuan, na China. Tan Zuoren foi dos primeiros a ajudar a população afectada, juntando-se a um grupo de voluntários que distribuiu alimentos e roupa às vítimas. Perante as acusações dos pais de que a má construção das escolas, devido à corrupção, tinha sido a causa da morte dos seus filhos, Tan Zuoren trabalhou com vários académicos para investigar as causas das mortes e para melhorar os padrões de construção de modo a evitar futuras ocorrências do mesmo tipo. Elaborou uma lista das crianças mortas no terramoto, bem como um relatório sobre as causas do colapso das escolas devido à corrupção. (...)

Foi alvo de várias intimidações: a polícia interrogou-o várias vezes, indivíduos não identificados assaltaram-no e roubaram-lhe o computador por duas vezes e apunhalaram o seu cão. Como não desistiu, foi detido em 28 de Março de 2009, julgado em 12 de Agosto e condenado a cinco anos de prisão em 9 de Fevereiro de 2010.

O julgamento decorreu à porta fechada e as testemunhas de defesa, tais com Ai Weiwei, um dos desenhadores do “Ninho de Pássaro”, Estádio Olímpico de Pequim, foram impedidas de comparecer em tribunal, tendo Weiwei sido brutalmente espancado. Foi condenado por “incitamento à subversão do poder do estado”, com base num artigo que escrevera em 2007 sobre a repressão na Praça de Tiananmen. O outro elemento da acusação – investigação às circunstâncias da morte das crianças de Sichuan, que terá sido o verdadeiro motivo da sua condenação - não foi mencionado na sentença, para evitar reacções de apoio popular.

Tan Zuoren é um prisioneiro de consciência e, como tal, convidamo-lo a assinar o apelo disponível aqui.

Sem comentários: