quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Darfur


A Amnistia Internacional apelou à força conjunta de manutenção de paz das Nações Unidas/União Africana (UNAMID) para que não abandone os civis refugiados na cidade de Muhajeriya, no sul do Darfur. A cidade tem sido palco para os conflitos entre o Governo sudanês e o Movimento Justiça e Igualdade (JEM), que decorrem há duas semanas, pelo que milhares de pessoas procuraram refúgio na base da UNAMID. O Governo do Sudão havia apelado à UNAMID para que saísse de Muhajeriya antes do início dos ataques aéreos contra o JEM no dia 2 de Fevereiro, uma vez que o movimento controla a cidade. As Forças Armadas sudanesas e as milicias que lhe estão associadas têm um historial de bombardeamentos indiscriminados e ataques a civis no Darfur.
“A força de paz UNAMID deve apoiar o povo de Muhajeriya. Os civis continuam a ser mortos, violados e deslocados por parte de ambos os lados do conflito e é essencial que a UNAMID não retire, deixando os civis em perigo”, defendeu Tawanda Hondora, Vice-Directora do Programa para África da Amnistia Internacional.
O Governo do Sudão tem a obrigação de proteger os civis e não realizar exercícios militares que irão, indevidamente, colocar pessoas em risco. O ataque directo ou indiscriminado a civis, por todas as partes envolvidas no conflito poderá constituir uma violação da lei humanitária internacional.
Para mais informações sobre este questão, consulte o site www.pordarfur.org

Sem comentários: