sexta-feira, maio 30, 2008

Tertúlia sobre violência escolar

Car@s amig@s,
O Grupo Local de Aveiro da Amnistia Internacional tem o prazer de vos convidar para a tertúlia sobre Bullying (violência escolar), que se realizará no próximo dia 01 de Junho (Dia da Criança), Domingo, pelas 17h30, no Hotel Moliceiro, e contará com a presença de um psicólogo, Dr. João Castanheira, e com um representante da Associação Consensus que desenvolve trabalho na área da Violência nas Escolas e Mediação Escolar.

Contamos convosco!

quarta-feira, maio 28, 2008

Portugal: Maus tratos policiais e violência doméstica denunciados no relatório da Amnistia Internacional



"O relatório da Amnistia Internacional (AI) 2008 indica que, em Portugal, persistem os episódios de violência contra as mulheres, bem como os casos de violência policial e consequente impunidade. O documento – que tem como objectivo traçar a evolução anual do cumprimento dos direitos humanos em todo o mundo – nomeia ainda a passagem dos voos da CIA transportando alegados terroristas por solo português. Durante a apresentação do relatório, a AI apelou aos governos de todo o mundo que peçam desculpa por seis décadas de falhanços nos direitos humanos e que se voltem a comprometer com metas mais concretas."
Lê a notícia completa no Público

São só promessas?

São só promessas? Estes rostos esperam que não...


ARTIGO 1

1948 a promessa: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos

2008 a realidade: Na primeira metade de 2007 perto de 250 mulheres foram mortas no Egipto por maridos violentos ou por membros da família. Em média, são violadas duas mulheres por hora.

ARTIGO 3

1948 a promessa: Todos têm o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoais.

2008 a realidade: 1,252 pessoas foram executadas pelos seus próprios governos, em 24 países, durante o ano de 2007; no entanto, 104 países votaram a favor de uma moratória global à pena de morte.

Descobre mais promessas não cumpridas aqui!

terça-feira, maio 27, 2008

O Mundo ao Contrário

"A organização britânica Save the Children divulgou hoje um relatório onde denuncia abusos sexuais a crianças, cometidos por funcionários humanitários, incluindo das Nações Unidas. A ONU está a investigar casos no Haiti, Libéria, Costa do Marfim e República Democrática do Congo.As acusações de abusos sexuais por trabalhadores da ONU têm aumentado nos últimos anos. Mas, segundo o relatório, muitos dos abusos cometidos por soldados que integram as forças de manutenção da paz e funcionários humanitários nunca chegam a ser conhecidos."
Lê a notícia completa no Público

segunda-feira, maio 26, 2008

Novo blog sobre Direitos Humanos

No âmbito da Área de Projecto o 9ºA do ano lectivo de 2007/2008 da Escola Básica 2,3 de Góis criou um novo blog na àrea dos Diretos Humanos: A Humanidade dos Direitos.

Visita-o e participa comentando!

sexta-feira, maio 23, 2008

Mini Feira do Mundo


A Comissão de Solidariedade da AAUAv (ORIGAMI) ORIGAMI volta a realizar uma «Mini Feira do Mundo», no fim-de-semana de 24 e 25 de Maio, desta vez no espaço do Rossio. A Mini Feira proporciona a divulgação de produtos representativos de instituições de solidariedade social, dando-lhes a oportunidade de se aproximarem da comunidade e de angariarem fundos para os seus projectos.
Nesta Iniciativa irão participar as seguintes Instituições: ORBIS, CERCIAV, Amnistia Internacional, Intercultura – AFS, CEDIARA - Centro de dia e DAVAP - Associação de Voluntários para Apoio a Pessoas Dependentes.

sexta-feira, maio 16, 2008

O segredo de Brokeback Mountain

Assinalando o Dia Internacional contra a Homofobia, e no âmbito do Ciclo: Cinema com Direitos Humanos, exibimos hoje, sexta-feira (16 Maio) às 22h, no Mercado Negro o filme "O Segredo de Brokeback Mountain".

Até logo!

terça-feira, maio 13, 2008

Os Jogos Olímpicos e os Direitos Humanos

Tertúlia: Homofobia

Car@s amig@s,

O Grupo Local de Aveiro da Amnistia Internacional tem o prazer de vos convidar para a tertúlia sobre o Dia Internacional contra a Homofobia, que se realizará no próximo dia 14 de Maio, quarta-feira, pelas 21h15, no Hotel Moliceiro, e contará com a presença de um representante da ILGA e uma representante da Ex-Aequo.

Contamos convosco!