segunda-feira, março 31, 2008
Tertúlia: À conversa com Ana Gomes
quarta-feira, março 19, 2008
Ciclo de Cinema
Sendo normalmente apresentado como um problema pouco gravoso em Portugal os dados a que tivemos acesso, dos últimos três anos (2005-2007), demonstram uma realidade preocupante. Em 2007, a PSP e a GNR receberam, em conjunto, 1443 notícias de crime, referentes a 1526 vítimas – 783 crimes com 820 vítimas à PSP e 660 crimes com 706 vítimas à GNR. Isso significa que em média há 4 pessoas por dia vítimas de um crime contra a liberdade e a autodeterminação sexual em Portugal. Dessas vítimas, e nas queixas à PSP e à GNR, 87% eram do sexo feminino. O facto de as vítimas serem maioritariamente mulheres, muitas delas com menos de 16 anos, demonstra que os estereótipos relativos à discriminação por género continuam enraizados no nosso país, com consequências altamente nefastas. Tal como noutras situações, as queixas representarão só uma parcela dos casos reais. Consideram-se como crimes contra a liberdade e a autodeterminação sexual, o crime de violação, de abuso sexual contra crianças, adolescentes e dependentes e outros crimes. O relatório internacional completo, os dados estatísticos internacionais e nacionais estão disponíveis no nosso site.
segunda-feira, março 17, 2008
quinta-feira, março 13, 2008
segunda-feira, março 10, 2008
Dia 10 de Março, dia em que se assinala a revolta do povo tibetano em 1959, contra a ocupação e repressão chinesa, serão realizadas marchas pacíficas e acções de protesto em todo o mundo, exigindo o respeito pelos direitos Humanos no Tibete assim como a libertação dos presos políticos por parte da China, cujo governo pratica uma política de genocídio étnico e cultural no Tibete violando direitos humanos fundamentais.
Em Portugal, a União Budista Portuguesa (UBP) organizou uma Marcha Pacífica de Protesto contra a violação dos direitos humanos no Tibete, iniciativa à qual a Amnistia Internacional (AI) se associou. Esta marcha irá decorrer em Lisboa, no Porto e no Funchal. Na nossa cidade, os representantes destas duas associações, o Núcleo de Estudos do Dharma de Aveiro (UBP) e o Grupo Local de Aveiro da AI não quiseram também deixar esta data passar em branco. Por esta razão convocaram esta conferência de imprensa para relembrar à nossa comunidade as atrocidades que são cometidas no Tibete.
Esperamos por vós.
sexta-feira, março 07, 2008
Dia 16 de Março, pelas 17h30.