quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Vídeo racista gera onda de indignação na África do Sul

Um vídeo filmado por estudantes brancos na Universidade do Estado Livre de Bloemfontein, na África do Sul, em que empregados negros do campus são forçados a ingerir comida que continha urina, está a gerar uma onda de indignação geral em todo o país. Os quatro estudantes, todos do sexo masculino, filmaram o vídeo no ano passado. A intenção dos estudantes era protestar contra a política de diversidade das residências do campus, numa universidade historicamente composta por brancos. in www.publico.pt (edição impressa)

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Boa Spielberg!



O realizador Steven Spielberg demitiu-se das funções de conselheiro artístico dos Jogos Olímpicos de Pequim, em protesto contra a política da China em relação à região de Darfur, no Sudão.
A China é um dos principais exploradores de petróleo no Darfur e também um dos maiores fornecedores de armamento ao regime sudanês.
Sabe que pode doar parte do seu pagamento de IRS sem perder dinheiro com isso?




O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma Instituição de Utilidade Pública, ou seja, o Estado envia 0,5% do que paga para a instituição que entender, para isso basta que essa instituição esteja registada como Instituição de Utilidade Pública. A Amnistia Internacional – Secção Portuguesa, foi declarada uma Instituição de Utilidade Pública nos termos do despacho de 3/4/92, publicado no Diário da República, II série nº 106, de 8/5/92, pág. 4098 (4).
Quer ver como é fácil?
Na sua declaração de IRS, que apresenta anualmente, deve colocar no Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções), no Quadro 9 (que se encontra no seu verso), Campo 901 o nosso NIPC (número de identificação de pessoa colectiva) 501 223 738. Este donativo não implica nenhum aumento no pagamento do seu imposto. A sua consequência é que a AI receberá 0,5% do montante que lhe é tributado. No caso de ter alguma dúvida não hesite em contactar-nos para o telefone 21 386 16 52/64.
Obrigado - o seu contributo irá permitir que continuemos a Defender os Direitos Humanos em todo o Mundo! Voltamos a repetir... O seu contributo não lhe custa mesmo nada!