terça-feira, dezembro 11, 2007

É preciso tornar reais os direitos humanos!

Mensagem de Irene Khan, Secretária Geral da Amnistia Internacional, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
" ... Mas este momento não é apenas de celebração e auto-congratulação. Estamos também numa época de desafio – o desafio de fazer dos direitos humanos direitos reais e de preencher a lacuna entre a promessa da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as atitudes lavadas a cabo pelos governos.
Do Afeganistão ao Zimbabué, os direitos humanos estão a ser violados e negligenciados pelos governos, grandes companhias e grupos armados. É necessário um compromisso renovado da parte dos governos e da sociedade civil para converter a teoria em prática, a desilusão em esperança e desespero em acção.No Darfur, assassinatos e violações continuam incessantemente. Não é suficiente os lideres mundiais elevarem as mãos em sinal de horror. Apelamos para que se unam às forças de manutenção de paz da União Europeia e da União Africana para que possam proteger eficazmente os civis.No Zimbabué, os defensores dos direitos humanos e os dissidentes políticos são atacados, torturados e atirados para as prisões sem um julgamento justo. Numa missão recente ao país, a Amnistia Internacional confirmou os seus piores receios. Apelámos aos governos como o da África do Sul, que tem alguma inflência junto do presidente Mugabe, que usem a sua influência para fazer com que estas violações de direitos humanos acabem.No médio oriente, a impunidade, a injustiça e os abusos dos direitos humanos são o maior obstáculo para alcançar a paz e a justiça. No entanto os líderes mundiais em Annapolis prestam-lhes escassa atenção. Apelámos à comunidade internacional para que coloquem os Direitos Humanos como tema central nos debates políticos.
....
Todo o ser humano tem direitos. É essa a essencia da nossa humanidade. Todos nós temos o dever de lutar, não apenas pelos nossos direitos mas também pelos direitos dos outros. É esse o espírito da solidariedade internacional. É esse o verdadeiro significado dos direitos humanos."

Sem comentários: