terça-feira, novembro 20, 2007

UE/Presidência: 27 reforçam sanções contra a Birmânia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia chegaram dia 15 de Novembro, no Luxemburgo, a acordo para reforçar as sanções contra a Birmânia, nomeadamente através de um embargo ao comércio de madeiras e metais desse país.
«A UE condena veementemente a repressão brutal das manifestações na Birmânia», concluíram os chefes da diplomacia europeia numa reunião dirigida pelo presidente do Conselho de Ministros dos 27 e chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado.
Os europeus pedem às autoridades da Birmânia para cessar imediatamente os actos de «repressão violenta» e a libertação de todos os prisioneiros políticos, nomeadamente Aung San Suu Kyi.
Por outro lado, os 27 confirmam que continuarão os programas de ajuda humanitária às populações mais carenciadas do país assim como aos refugiados nos países vizinhos.
A UE já tinha indicado em finais de Setembro, desde o início da repressão pela junta militar da Birmânia da população que apoiou as manifestações dos monges budistas, que estava a preparar o reforço das sanções já em vigor.

Sem comentários: