terça-feira, outubro 31, 2006


Campanha Control Arms
Depois de três semanas de campanha em Nova Iorque e mais de três anos de acções por todo o mundo, a Campanha Controlar as Armas obteve uma grande vitória a 26 de Outubro de 2006, quando 139 Governos votaram a favor da Resolução da ONU para o começo dos trabalhos sobre um Tratado Internacional de Comércio de Armas (ATT).
Obrigada a todos os que participaram nesta campanha!

quinta-feira, outubro 19, 2006

Campanha Control Arms

Está neste momento a decorrer a Assembleia Geral das Nações Unidas que decidirá sobre o início dos trabalhos para a concretização de um Tratado sobre o Comércio de Armas. Com apenas um "clik", os activistas podem enviar emails para os Ministérios dos Negócios Estrangeiras de oitos países lembrando-lhes a necessidade de apoiar um Tratado Internacional de Comércio de Armas que faça referências explícitas aos Direitos Humanos. Mais de oitenta estados (de um total de 192) já apoiam a resolução sobre o Tratado Internacional de Comércio de Armas no Primeiro Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas, o que é bastante promissor. A votação decorrerá possivelmente a 25 de Outubro, quarta-feira. Esta última fase antes da votação é, deste modo, absolutamente crucial para exercermos pressão e assegurarmo-nos de que a resolução segue com uma maioria absoluta e complete três anos de campanha com sucesso. Esperamos encorajar o maior número possível de activistas a agir quanto antes - os próximos dias da campanha serão cruciais à medida que o voto na Assembleia Geral se aproxima.
Colabore!
Vá a http://www.controlarms.org/act_now/action_att.htm e dê-nos o seu apoio! Obrigada!

terça-feira, outubro 17, 2006

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Hoje celebra-se a luta contra a pobreza...
Aconselhamos os links:
Dê-nos a sua opinião sobre como acabar com esta "chaga"...

quinta-feira, outubro 12, 2006

Onze mil crianças permanecem em poder de grupos armados na República Democrática do Congo
A AI denunciou num relatório publicado ontem que, na República Democrática do Congo, as crianças representam cerca de 40% dos soldados das forças envolvidas no conflito. Estima-se que sejam 11 mil as crianças sobre controlo dos grupos armados.
Para ler o relatório publicado ontem (em inglês) vá a: http://web.amnesty.org/pages/cod-111006-background-eng

terça-feira, outubro 10, 2006




Imagens da SADH - Semana Aveirense de Direitos Humanos

Pois é amig@s, o que é bom acaba rápido, já diz o "povo"...

Para já, aqui ficam algumas imagens da 1.ª SADH, na esperança de que muitas se lhe sigam!

O nosso sincero Obrigado a todos os que ajudaram, divulgaram e participaram nas actividades que o Núcleo de Aveiro da Amnistia Internacional disponibilizou para todos.
Dia 10 de Outubro - Dia mundial contra a pena de morte

A Amnistia Internacional Portugal assinala este dia e simultaneamente os 160 anos decorridos sobre a última execução da pena de morte em Portugal, através de uma largada de balões brancos em sinal de apelo pacífico aos países que ainda mantêm a pena de morte. Esta largada de balões terá lugar no Terreiro do Paço, em Lisboa, às 17h30.
No mesmo dia, em vários pontos do país, será iluminado o pelourinho ou local de igual importância simbólica de cada município. Ao iluminar este tipo de monumento, as cidades estarão a apelar à abolição universal da pena de morte, tendo esta acção como objectivos: encorajar a discussão pública sobre a pena de morte, reforçar a sua oposição por parte da sociedade civil, e pressionar os países retencionistas para acabar com as execuções e abolir a pena de morte.
Nesta iniciativa da Amnistia Internacional participam 25 municípios:
- Vale de Cambra - Alvito - Moura - Guimarães - Lagos - Figueiró de Vinhos - Peniche - Porto de Mós - Amadora - Cascais - Lisboa - Loures - Lourinhã - Oeiras - Elvas - Baião - Porto - Póvoa de Varzim - Valongo - Benavente - Santarém - Montijo - Peso da Régua - Penalva do Castelo - Aveiro.
A Câmara Municipal de Aveiro associa-se à comemoração da abolição da Pena de Morte em Portugal tendo prevista a iluminação, cerca das 21.30h, dos seguintes locais:
- Pelourinho de Esgueira;
- Praça da República (onde se situava a cadeia);
-Rua Mendes Leite (Personalidade de Aveiro, deputado nas cortes que teve alguma relevância no processo para a abolição da pena de Morte, em particular pelos crimes políticos).
Convidamos todos os aveirenses a juntarem-se a nós na comemoração deste dia!