segunda-feira, março 10, 2014

Boas notícias!

Olá, boa tarde!

Temos excelente notícias :)

No passado dia 4 de março, Jabeur Mejri (um dos casos que trabalhámos em Portugal) foi libertado no seguimento de um perdão Presidencial, emitido a 19 de fevereiro de 2014, depois de ter passado dois anos preso.
O seu apelo foi um dos 143,708 enviados Presidente da Tunísia e 3,965 mensagens solidárias foram entregues ao próprio Jabeur.

Embora a Amnistia Internacional se congratule com a libertação de Jabeur Mejri, o perdão Presidencial não elimina a condenação e sentença do seu registo criminal.

Assim sendo a Amnistia Internacional continuará a acompanhar este caso uma vez que Jabeur Mejri não foi libertado incondicionalmente. Aguarda ainda a conclusão de uma investigação a uma acusação de fraude que, segundo o seu advogado de defesa, não tem quaisquer provas que a sustentem.
A Amnistia Internacional acredita que esta acusação tenha sido fabricada pelas autoridades tunisinas para silenciar Jabeur.

Jabeur Mejri foi preso por exercer o seu direito à liberdade de expressão, consagrado na nova constituição tunisina. Por isso, as autoridades tunisinas devem garantir que este direito de Jabeur e de todos os cidadãos tunisinos é protegido, e que esta nova acusação contra Jabeur não tem como objetivo privá-lo deste direito fundamental.

Ainda assim, esta é uma vitória a favor dos direitos humanos da sociedade tunisina, em especial, do direito à liberdade de expressão. Todos juntos fazemos a diferença!

Ana Monteiro
Coordenadora de Campanhas/ Campaign Coordinator

Sem comentários: